A festa popular do futebol amador

Já lá vão os tempos em que no futebol se jogava pela velha posição do amor à camisola. No entanto, no futebol amador é uma paixão que ainda se sente em muitas camisolas. Falamos muitas vezes de clubes que são a identidade de uma pequena terra e onde mais de 90% dos jogadores são nascidos e criados nessa mesma terra. Ora, esses fatores costumam ser traduzidos, quando entram em campo, no famoso “até os comemos!”

 

Esta é a essência do futebol popular, a primeira e única divisão de futebol amador e que é oferecida no Norte do país por 18 campeonatos, todos eles agrupados na Associação de Futebol Popular do Norte.

É aqui que se insere a Associação de Futebol Popular de Barcelos, com 40 associados, divididos por três séries de competição. “Quantidade, competitividade e, acima de tudo, qualidade”, este é o lema da Associação de Futebol Popular de Barcelos “que procura, dia após dia, reforçar o Campeonato Popular de Barcelos como uma referência nacional ao nível de futebol amador”, pode -se ler no site oficial da associação.

 

A primeira fase do campeonato divide-se pelas séries A, B e C e o vencedor de cada série é finalista.

Acrescentando aos finalistas das séries A, B e C os dois melhores terceiros colocados do conjunto das três séries também são apurados para disputar a fase final do campeonato, com os seguintes critérios:

– Maior número de pontos no campeonato;

– Maior diferença de gols marcados e sofridos;

– Maior número de gols marcados;

– Maior número de vitórias;

– Menor número de pontos disciplinares (cartão vermelho, expulsão por acumulação de amarelos = 3 pontos, cartão amarelo = 1 ponto);

– Melhor posição no ranking da qualificação inicial.

 

A segunda fase do campeonato

Agora com apenas oito equipas a concurso, seguem-se os quartos de final, meias-finais e por fim a grande final que decide o campeão do Futebol Popular de Barcelos. De acordo com o regulamento da associação a segunda fase segue os seguintes critérios:

– A 2ª fase é disputada em formato de eliminação, com as 8 equipas apuradas na primeira fase;

– Os jogos dos quartos de final e meia-final são realizados em duas mãos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio;

– A final será disputada a uma mão em campo neutro;

– Nos quartos de final os terceiros classificados vão disputar o clube que não tenha feito parte da sua série;

– O clube vencedor da final será consagrado o campeão do Futebol Popular de Barcelos.

 

Anjos Costa