Barcelos celebra Dia do Artesão

O Município de Barcelos assinala, no próximo domingo (19 de março), o Dia do Artesão, promovendo uma feira de artesanato ao vivo. Coincidindo com o Dia do Pai, a iniciativa acontece entre as 14h30 e as 17h30, no largo da Porta Nova, e conta com a participação de oito artesãos de diversas modalidades: Bernardino Coelho (madeiras); Laurinda Pias (figurado), João Rêgo (pinhas), João Ferreira (figurado), Conceição Dias Pereira (tecelagem), Glória Araújo (bordado de crivo S. Miguel da Carreira), Maria Cunha (bonecos em lã) e Cidália Trindade (figurado).
Além desta ação, quem visitar a Torre Medieval poderá admirar os trabalhos que compõem a exposição “Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro”, uma mostra da “Cerâmica Jaime da Silva Barbosa”. No mesmo espaço, durante a manhã de domingo, os visitantes podem usufruir de experiências criativas com o artesão Carlos Dias (modelação de barro) e, da parte da tarde, aventurarem-se na pintura de galos  com a artesã Rosália Abreu.
Esta iniciativa dá corpo à grande e rica expressão do concelho de Barcelos, enquanto território com uma vasta comunidade artesanal nas mais diversas áreas artísticas. Esta realidade, reconhecidamente valorizada a nível nacional e internacional, tem também um enorme valor cultural identitário do território, além de se constituir como fator de dinamismo social e económico.

Ao promover esta iniciativa, o Município não só homenageia todos os artesãos do concelho, como permite a quem visitar o centro da Cidade, no próximo domingo, o contacto direto com as artes e os saberes dos artesãos barcelenses. Simultaneamente, o evento pretende sensibilizar a comunidade para o quanto é importante a preservação e a valorização das artes e ofícios tradicionais locais, bem como lembrar que Barcelos é a única cidade portuguesa membro da Rede das Cidades Criativas da UNESCO na área do Artesanato e Arte Popular.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt