Barcelense Flávio Mota no pódio em Ferreira do Zêzere

O X-Trophy 2023 prosseguiu, no domingo, 12 de março, em Ferreira do Zêzere, e teve representação plena da Moto Galos de Barcelos, com o trio de Quadrcross – Flávio Mota, Sérgio Loureiro e Ricardo Lopes – a alinhar entre a caravana de centena e meia de participantes, na segunda ronda do maior troféu de Resistência TT disputado em Portugal.
Foi um percurso rápido e exigente, desenhado nas colinas sobranceiras à Barragem de Castelo de Bode.

Uma grande mudança em termos de terreno, relativamente à etapa inaugural em Pinhal Novo: de uma pista quase sem relevo e isenta de vegetação passou-se para um piso duro, com declives, de barro e alguma pedra, e com zonas de água e lama.
Foram os Quad que abriram a competição dos pilotos seniores, ao final da manhã. Flávio Mota (Yamaha 450 R) estreou-se na edição deste ano em Ferreira do Zêzere, pois esteve ausente na jornada de abertura, por ter ido à Douro Extreme. Teve um arranque muito positivo no X-Trophy 2023, ao conquistar o 2º lugar do pódio, na categoria Q1 Elite. Um resultado com sabor agridoce, uma vez que foi o mais rápido do pelotão, no entanto a vitória na prova foi atribuída a Luís Fernandes, o segundo a cortar a meta, por lhe ter sido dada uma compensação de um minuto por ter prestado auxílio a um adversário que caiu.
Na mesma categoria, Sérgio Loureiro (Suzuki Ltz400) fechou o Top 10. Chegou a estar em 6º, mas um furo, como na primeira etapa, fez com que perdesse quase cinco minutos para chegar até à box e reparar a avaria. Ricardo Lopes (Suzuki Ltr450) terminou a corrida logo de seguida, em 11º. Em Pinhal Novo, tinham sido 8º e 9º classificados, respetivamente.
O X-Trophy Ferreira do Zêzere foi organizado pelo moto clube e município locais e promovido pela XAdventure, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal. Segue-se Barcelos, pela primeira vez, a 1 de outubro, uma das grandes novidades da competição deste ano.

#motogalos

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt