Tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos

Realizou-se ontem, ao final da tarde, a tomada de posse dos membros do Conselho Municipal de Juventude de Barcelos. A cerimónia, que decorreu no auditório na Casa da Juventude, além de dar corpo a um imperativo legal, foi também o cumprimento de mais um compromisso eleitoral da maioria que governa o Executivo. Com efeito, esta é a primeira vez, na história da vida democrática da autarquia, que Barcelos tem um Conselho Municipal da Juventude.  De resto, este facto foi sublinhado pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, e pela vereadora da Juventude, Mariana Carvalho. O Presidente desafiou os membros deste Conselho Consultivo a “terem participação ativa e a colocar a sua criatividade e conhecimento em projetos que qualifiquem e promovam o desenvolvimento de Barcelos”.
Por seu lado, a vereadora, Mariana Carvalho, considerou a criação do Conselho Municipal de Juventude um “momento feliz” e assegurou que o Município, dentro das suas competências, tudo tentará fazer para que os jovens possam ter melhores condições para viver, estudar e trabalhar em Barcelos”.
Como se pode ler na nota introdutória ao Regulamento deste órgão consultivo, “o Município de Barcelos pretende uma nova abordagem de trabalho e de compromisso com a juventude, fomentando mecanismos de uma democracia participativa e aberta ao diálogo, criando um espaço para ouvir e dar voz aos jovens barcelenses”. Sabendo-se que as políticas locais para a juventude têm um papel importante na promoção, participação e na melhoria da qualidade de vida dos jovens, “o Conselho Municipal da Juventude de Barcelos, ao nível concelhio, corporizará um instrumento de diálogo e debate para que as políticas de juventude sejam discutidas, implementadas e desenvolvidas, capacitando e empoderando os jovens barcelenses, a participarem no desenvolvimento do concelho.”

Composição do CMJ BARCELOS é a seguinte:
O Conselho Municipal de Juventude é presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, e composto por um membro da Assembleia Municipal de cada partido ou grupo de cidadãos eleitores representados nesta. Dele também fazem parte um representante do Município de Barcelos no Conselho Regional de Juventude; um representante de cada associação juvenil com sede no concelho de Barcelos, inscrita no Registo Nacional de Associações Jovens, um representante de cada associação de estudantes do ensino básico e secundário com sede no concelho de Barcelos; e um representante de cada associação de estudantes do ensino superior com sede no concelho de Barcelos. Além destes, o órgão integra também um representante de cada federação de estudantes inscrita no RNAJ, cujo âmbito geográfico de atuação se circunscreva à área do concelho ou nas quais as associações de estudantes com sede no concelho representem mais de 50% dos associados; um representante de cada organização de juventude partidária com representação nos órgãos do Município de Barcelos ou na Assembleia da República; um representante de cada associação jovem e equiparadas a associações juvenis. Têm ainda representação os partidos ou grupos de cidadãos eleitores representados na Assembleia Municipal de Barcelos, que indicam um eleito com idade inferior a 35 anos.

Câmara Municipal de Barcelos Mário Constantino Lopes, Dr.
Bloco de Esquerda Miguel Martins
PSD Susana Araújo
BTF Ângela Flávia Silva Sousa
Juventude Social Democrata Luís Miguel Cunha Fernandes
Juventude Socialista Diogo Afonso Gomes de Faria
Easy Future Diana Duarte
Intensify World Luís Filipe Alves Dias
Barqueiros Jovem Maria Inês Figueiredo Mendanha
Rio Neiva Futebol Club Tiago Barbosa Coutinho da Silva
Uprise Beatriz Fontes
Tuna Feminina do IPCA Marta dos Santos Silva
Associação Académica do IPCA (AAIPCA) Fátima Gabriela Fernandes Cação
Tuna Académica do IPCA (TAIPCA) João Salazar
Tuna Mista do IPCA (TMIPCA) Daniel Emanuel Leonard Garcia
Caminho em Espiral Joel Figueiras
AE Escola Secundária de Barcelos André Filipe Loureiro Carvalho
AE Vila Cova Gonçalo David Ferreira Macedo
AE Viatodos João Guilherme Cardoso Gomes de Carvalho
Conservatório de Música de Barcelos Matilde Alexandra Garrido da Cruz
Colégio La Salle Rita Miguel Pereira Correia
AE Escola de Barcelinhos Matilde Jardim Gomes
Colégio Didálvi Francisca Campos Ferreira Silva
ESAF Mafalda Lemos de Araújo dos Santos Silva

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt