IPCA assinalou o Dia Nacional do Estudante com emissão da IPCA TV

Ontem, dia 23 de março, o IPCA assinalou o Dia Nacional do Estudante de forma inédita, com uma emissão experimental da TV IPCA que, 24 horas depois, conta já com mais de mil visualizações.

 

Durante toda a manhã, estudantes de todos os ciclos de estudos, docentes e profissionais foram envolvidos num evento único, transmitido online pelo Facebook do IPCA, em formato tv digital.

A emissão arrancou pelas 10h30, num estúdio montado propositadamente para esse efeito e com vista para a Biblioteca do IPCA, iniciando com uma entrevista à Presidente do IPCA realizada por uma estudante.

Seguiu-se a apresentação do novo Serviço de Carreiras do IPCA e o lançamento da 4ª edição do Orçamento Participativo com a inauguração de um mural colaborativo, destinado à partilha de ideias e propostas. Em paralelo, a oficina “Future Skills 50+10” contou com os estudantes do 1º ano das Licenciaturas em Finanças e Gestão de Atividades Turísticas, que se mobilizaram para a dinamização de propostas para o mural. Durante toda a manhã, os estudantes de Gestão Hoteleira puderam também mostrar o seu potencial com um show cooking de brigadeiros que adoçou a comunidade académica.

A emissão da IPCA TV terminou pelas 12h30, já na Cantina, com a atuação das Tunas Académicas e a participação de todos os envolvidos nesta emissão televisiva.

Pelo meio foram várias as entrevistas, reportagens e diretos, realizados por estudantes do IPCA, que foram repórteres e também operadores de câmara, numa experiência de inovação pedagógica sem precedentes e com grande adesão por parte da comunidade académica.

No final, o sentimento era de realização e de vontade de voltar a viver esta experiência. “Adorei fazer parte do Dia do Estudante e podem contar comigo para eventos futuros”, disse Ana Sá, estudante de Gestão de Empresas do IPCA. Já Eva Araújo, estudante de Gestão de Atividades Turísticas manifestou-se “grata pela oportunidade de participar desta experiência”.

O Dia do Estudante continuou a ser celebrado pelo resto do dia. Durante a tarde, decorreu a final do Torneio de Futebol 5, organizado pela Associação Académica do IPCA (AAIPCA), na Academia do Sporting Barcelos. A “Igel” foi a equipa vencedora, seguindo-se “Eim” e “Fulaninhos do Costume”, em 2º e 3º lugar respetivamente. O melhor marcador do torneio foi Pedro Ventura, estudante do 2º ano de Fiscalidade.

Ao final do dia, os estudantes de pós-laboral foram também desafiados a partilhar as suas propostas no mural do Orçamento Participativo. A pensar nos estudantes de mestrado decorreu, ainda, a oficina “Como sobreviver a uma dissertação”, dinamizada pela FASA (Future Advanced Skills Academy) do IPCA, evento que contou com casa cheia.

O Dia do Estudante assinala-se a 24 de março, mas, este ano, o IPCA antecipou a festa para 23 de março, juntando-se à Associação Académica do IPCA (AAIPCA), e à apresentação do cartaz da Queima do Galo. Assim, a fechar o dia dedicado aos estudantes, a AAIPCA apresentou, no Salão Nobre do Município de Barcelos, o cartaz da Queima do Galo, na presença da Vice-Presidente do IPCA, Paula Tavares, e da Vereadora da Educação e da Juventude, Mariana Carvalho. A festa de lançamento continuou depois pela noite dentro, em clima de euforia.

Sendo este um dia de estudantes para estudantes, foram vários os cursos que contribuíram com conteúdos em vídeo para a IPCA TV, nomeadamente os estudantes da licenciatura em Design Audiovisual e dos TeSP de Audiovisual Digital, Design para Media Digitais e Social Media e Aplicações Móveis.

#ipca

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt