“Património em Movimento” abre portas de monumentos

No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses (que se celebra hoje), o Município de Barcelos, através do Gabinete de Arqueologia e Património Histórico, agendou para o próximo dia 1 de abril, aproveitando o dia livre de sábado, uma visita a alguns monumentos barcelenses, normalmente fechados ao público em geral, sob o mote “Património em Movimento”.
Além desta iniciativa, o Município preparou um programa alargado cuja finalidade é a promoção e divulgação do património arqueológico, histórico e imaterial do concelho, através de experiências únicas.
Assim, na iniciativa de sábado, dia 1 de abril, os participantes terão direito a uma visita guiada pelo Centro Histórico de Barcelos. O percurso terá início às 10h00, na Capela de São Francisco, datada do início do século XV, com portal gótico, encimado pelas Armas dos Costa Chaves. Neste momento, o edifício é propriedade da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz, estando a decorrer o seu restauro. No percurso, segue-se a Capela de São Bento da Buraquinha, propriedade da mesma Irmandade, edificada no século XVII. A visita termina na Casa do Benfeito, exemplar magnífico da arquitetura civil barroca e na sua Capela de Santa Ana. Este Monumento de Interesse Público é pertença da Família Matos Graça.
Em abril, têm lugar mais duas visitas guiadas, desta vez ao Convento de Vilar de Frades, no dia 22, sábado, entre as 9h30 e as 12h00, inserida na Comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios; e a “Panque: um território a descobrir”, no dia 28, sexta-feira, entre as 21h30 e as 23h, no âmbito do programa Arqueologia à Noite.
No mês de maio, comemora-se o Dia Nacional do Azulejo, e, no dia 6, há duas iniciativas, a saber: de manhã, entre as 9h30 e as 13h00, “atividade em azulejo no ateliê do ceramista Joaquim Pombal; e de tarde, entre as 15h30 e as 17h00, “conhecer os azulejos nas fachadas do Centro Histórico. No dia 26, entre as 21h30 e as 23h00, em mais um “Arqueologia à noite”, há uma visita guiada à Torre e Igreja de São Martinho (Manhente) – monumento nacional.
O mês de junho traz mais três iniciativas: visita guiada à Laje dos Sinais, Forno dos Mouros e Fonte da Pegadinha (dia 16, 21h30-23h00); visita guiada ao Castelo de Faria e Ermida da Franqueira (dia 17, 9h30-12h30), inseridas nas Jornadas Europeias da Arqueologia; e visita e participação no São João de Durrães – Jornadas Europeias do Património – no dia 23, entre as 21h30 e as 00h00.
O programa “Património em Movimento” culmina no dia 7 de outubro com a experiência “Arqueólogo por um dia”, oficinas no Castelo de Faria, inserida na Comemoração do Dia Nacional dos Castelos, entre as 9h30 e as 17h00.
As atividades são destinadas ao público em geral, mas a participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, devido à limitação da lotação de alguns espaços e a questões logísticas.
As inscrições deverão ser remetidas para: [email protected] ou através do contacto 915288428. Mais informações em agenda.barcelos.pt.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt