Desfile Ecológico sensibiliza crianças para a preservação do Ambiente

O Jardim das Barrocas acolheu esta tarde o “Desfile Ecológico”, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, através dos serviços do pelouro do Ambiente. Ao todo, participaram neste evento, integrado na Semana do Ambiente, dez estabelecimentos de ensino, envolvendo 300 pessoas que, numa passagem de modelos, apresentaram peças de vestuário confecionadas a partir de materiais reciclados.
O objetivo fundamental desta ação é o de fomentar a capacidade de espírito crítico na escolha e reutilização de roupas. Como forma de incentivo e apoio nesta colaboração, houve entrega de diplomas e prémios de participação (um cheque no valor de 150€ a cada estabelecimento).

Amanhã há workshop de Cosmética Natural, no Estádio Cidade Barcelos
Esta foi apenas mais uma ação do Município de Barcelos para assinalar a Semana do Ambiente, cuja programação iniciou no dia 1 de junho e se prolonga até 7 de junho.
Anteriormente, já se tinha realizado uma descida do rio do Cávado, em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos, e a ação “Plogging – Trilho das lagoas de Enxate”, que consistiu numa corrida/caminhada para dar a conhecer o Penedo do Ladrão pelas lagoas, num percurso com uma variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e natural, no território de Vilar do Monte, Feitos e Vila Cova.
A semana do Ambiente integrou também visitas às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar, e, para a próxima quarta-feira, realiza-se idêntica visita, mas desta vez ao Aterro Sanitário da RESULIMA, em Paradela.
A semana do Ambiente termina quinta-feira com a Mostra de Produtos Biológicos e realização dos workshops: “Introdução à alimentação Plant-Based” e “A importância dos polinizadores”, a realizar na Avenida da Liberdade.

Concursos de fotografia e de vídeo em votação online
Entretanto está patente no Theatro Gil Vicente, até ao final do mês de julho, a exposição de fotografia relativa ao concurso “Património Natural de Barcelos”. Também se realizou o concurso de vídeo “Património Ambiental de Barcelos”. Os trabalhos de ambos os concursos estão a votação online, no site do Município de Barcelos.

Estabelecimentos participantes no Desfile Ecológico:
Agrupamento Escolas de Fragoso
Jardim de Infância de Chavão
Escola Básica 2º e 3º ciclo Abel Varzim
Associação de Pais e Amigos de Crianças
Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria – Vila Cova
Escola Básica de Rio Covo Sta Eulália
Jardim de Infância de Rio Covo Sta Eulália
Jardim de Infância de Samo – Vila Cova
Centro Social Paroquial de Gilmonde
Associação AMAR 21

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt