Gilmonde inaugura Casa Mortuária

A comunidade de Gilmonde viu concretizada, este fim de semana, uma ambição de longa data. A casa mortuária da freguesia abriu portas este sábado, 28 de outubro, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, do Presidente da Junta de Freguesia de Gilmonde, João Maurício Barros, e do Pároco da Freguesia, Bruno André Carvalho Lopes.
Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, salientou “a importância e a “enorme utilidade” desta obra. “Nos momentos dolorosos da nossa vida, em que nos despedimos dos nossos entes queridos, é exigível ter as condições necessárias de dignidade para que esse seja um momento de respeito”.
Mário Constantino Lopes acrescentou que o Executivo camarário vai “continuar a apoiar a Junta de Freguesia para que o espaço exterior também possa ser recuperado”. O autarca voltou a sublinhar que “é muito importante trabalhar em estreita colaboração com aa freguesias na concretização de obras marcantes e importantes para as populações”.
Por seu lado, João Maurício Campos, Presidente da Junta de Freguesia de Gilmonde, também reiterou que a “obra é de extrema importância para a freguesia”, e que a sua cuja concretização “só foi possível graças ao empenho de todos, à determinação da Junta e ao apoio do Município. É uma grande satisfação ver esta obra concretizada, pois era uma prioridade há muito apontada na nossa freguesia, que não raras vezes se viu sem condições para acolher com dignidade e pela última vez os seus conterrâneos”, concluiu.
Depois da bênção da Casa Mortuária, o Pároco da freguesia, Bruno André Lopes, mostrou-se orgulhoso da obra concretizada, salientando que se trata de um espaço “moderno e digno. A partir de hoje temos umas instalações com a dignidade que tão nobre tarefa exige.”
Localizada junto à Igreja Paroquial, a Casa Mortuária foi benzida pelo pároco Bruno André Lopes, antes de ser descerrada uma lápide evocativa pelo Presidente da Câmara e pelo Presidente da Junta.
A obra representou um investimento total de 150 mil euros, feito em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos.

#cmb2023

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt