Prémios Palco de Terra para o Grupo Teatral Freamundense, António Neiva, Teatro Airiños e Javier Fernández Mariño

Este domingo, foram anunciados os prémios do teatro amador do Noroeste Peninsular. Os Prémios PALCO DE TERRA são uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas, cuja primeira edição se realizou em 2017. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições, no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Norte de Portugal e Galiza.

No norte de Portugal, a distinção, na categoria “Instituição”, foi para o Grupo Teatral Freamundense, de Freamunde, pelo trabalho desenvolvido ao longo de 60 anos na dinamização e promoção do teatro amador no norte de Portugal. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o ator, autor e encenador António Neiva, pelos 60 anos de carreira dedicados ao teatro no Minho.

Na Galiza, na categoria “Instituição”, foi premiado o Teatro Airiños, de Rianxo, grupo galego mais antigo que celebra 90 anos de teatro amador, de resistência e criatividade. Na categoria “Personalidade”, a distinção foi para o diretor artístico e encenador Javier Fernández Mariño, pelo trabalho desenvolvido no teatro Greco-Latino, em especial na companhia de teatro Noite Bohemia, da Corunha.

A cerimónia de entrega acontece no dia 17 de dezembro, às 15h30, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos), que encerra o Palco de Terra – Festival de Teatro Amador do Noroeste Peninsular.

O ator, encenador e dramaturgo Fernando Pinheiro foi o vencedor da primeira edição, em 2017, e entre os galardoados estão ainda o Cénico Lírio do Neiva (2018), o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e Dantas Lima (2019), o Teatro do Noroeste-CDV e Orlando Alves (2020), o Programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende e Maria Laura Pinto (2021), o Teatro Escoitade e Manuel Ramos Costa (2022).

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt