Barcelos promove mais de duas dezenas de eventos ao longo de todo o mês

Abril, mês da Revolução dos Cravos, que este ano comemora o quinquagésimo aniversário, tem um diversificado programa de celebrações promovido pelo Município de Barcelos, sendo que para este mês estão agendadas mais de duas dezenas de iniciativas.
Das conferências à música, dos livros às tertúlias, das exposições ao teatro, as propostas culturais preenchem este Abril como a Liberdade preencheu as ruas há cinquenta anos.
Assim, no próximo dia 2 de abril, pelas 21h15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se a Conferência “48 Anos da Constituição da República Portuguesa”, que tem como orador Jerónimo de Sousa – Secretário-Geral do PCP entre 2004 e 2022, evento que conta com a apresentação de Mário Figueiredo.
Três dias depois, a 5 de abril, pelas 10h00, acontece o lançamento do Livro “Sílvio, Herdeiro do Cravo” de Francisco Duarte Mangas, na Biblioteca Municipal de Barcelos. No mesmo dia, mas pelas 21h15, no Auditório dos Paços do Concelho, realiza-se a tertúlia “Primeira Assembleia Municipal”. Tendo como moderador Fernando Santos Pereira, esta iniciativa conta com os seguintes intervenientes: João Carvalho de Sousa (Partido Popular Democrático); Fernando António Carvalho Andrade (Partido Socialista); Rodrigo Carlos da Cruz Amaral (Centro Democrático Social); Alfredo Cardoso da Conceição (Aliança Povo Unido); João Macedo Lourenço (Grupo Dinamizadores de Unidade Popular).
A 6 de abril, é tempo de música e palavras. Pelas 10h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos, há “Orquestra da Primavera”: Sessão de Contos com Música Clássica por Marisa Carvalho. Mais tarde, às 21h30, o Theatro Gil Vicente tem em palco a Ópera – “Pequena História de um Povo com Memória”, com segunda sessão, no dia seguinte (7 de abril), pelas 16h00, também no Theatro Gil Vicente.
No dia 12, às 21h15, realiza-se a conferência “O Poder Local e Sindicalismo”, moderada por Cândido de Oliveira e que conta com a participação de Fernando Ribeiro dos Reis e Carvalho da Silva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Exposições marcam espaços culturais
Da programação prevista para abril, tem grande destaque o programa expositivo das comemorações. Assim, no dia 12, são inauguradas as Exposições “Técnicas Cerâmicas nos Países de Expressão Portuguesa”, na Sala da Capela do Museu de Olaria, e a Exposição “Noutros Tempos Era Assim…”, na sala de exposições temporárias do mesmo equipamento cultural.
No dia seguinte, a 13 de abril, pelas 17h00, é a vez da inauguração da exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira”, de Alfredo Cunha, na Galeria Municipal de Arte, enquanto a 19 de abril há dose dupla: 17h00, inauguração da exposição “A Revolução e o que ela trouxe “EPHEMERA” – Biblioteca e Arquivo José Pacheco Pereira – no Espaço Cultura, e, pelas 18h00, inauguração da exposição “Silenciados: Os livros que não podiam ser lidos” do Espólio da Biblioteca Municipal de Barcelos e “Livros proibidos durante o Estado Novo”, do acervo documental da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Municipal de Barcelos.
O dia cultural termina com a apresentação da peça de Teatro – Cartas de Guerra, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente.
A 20 de abril, pelas 10h30, é tempo para o Workshop de Teatro “25 de Abril, quase como um conto de fadas” com Rui Branco Silva, ação a decorrer na Biblioteca Municipal.

Marcha pela Liberdade mobiliza alunos das escolas do concelho
Da programação das comemorações neste mês de abril, destaca-se a Marcha pela Liberdade que envolve alunos e professores das Escolas do Concelho de Barcelos, uma iniciativa agendada para o dia 23, pelas 14h00, a decorrer no Centro Histórico. No mesmo dia, mas à noite, às 21h30, acontece no Theatro Gil Vicente um espetáculo musical do cantor e compositor luso-brasileiro, Luca Argel.
No dia seguinte, a 24 de abril, há tempo e espaço para mais música: “Que Força é Essa – A Força da Música de Barcelos | Celebrar Abril”, maratona musical que decorrerá das 17h30 às 02h00, no Largo Dr. José Novais e no Largo Dr. Martins Lima.
E chegados ao dia grande das comemorações, “25 de Abril, 50 anos da Revolução dos Cravos”, pelas 10h00, dá-se o Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho; pelas 10h30, Largada de Paraquedistas em Queda-Livre, na Av. Dr. Sidónio Pais (no âmbito do VIII Encontro de Paraquedistas e outros combatentes em Barcelos) e, pelas 11h30, Desfile de Fanfarra pelas Ruas da Cidade e Animação de Rua (Folclore), no Centro Histórico de Barcelos.
Da parte da tarde, pelas 15h00, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no Auditório dos Paços do Concelho, a que se segue, no Largo da Porta Nova, pelas 18 horas, o “Concerto Mil Vozes a Cantar Abril”, pelos Grupos corais do concelho de Barcelos e Orquestra da Banda Musical de Oliveira.
Finalmente, a 27 de abril, pelas 16h00, haverá “Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril” com a participação dos Grupos de Teatro do Concelho de Barcelos, ação que vai decorrer no Campo 5 de Outubro, Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova.
A programação de abril das Comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos encerra com o concerto dos Anónimos de Abril, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, mas as iniciativas que o Município tem previstas para estas comemorações vão estender-se ao longo de todo o ano.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt