“O PS Barcelos felicita a Professora Maria José Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, pela distinção com a Medalha de Mérito Científico, atribuída pela Ministra da Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato, em reconhecimento “do seu percurso e da excelência do seu contributo para o ensino superior e para o país”.
Com uma vasta formação académica, a Professora Maria José Fernandes exerceu e exerce funções em várias áreas, onde se destaca o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, do qual é atual Presidente.
Está na Presidência do IPCA desde 2017, substituindo no cargo o Professor João Carvalho, personalidade de referência na instalação e consolidação do IPCA no concelho de Barcelos e na região. Uma consolidação que a Professora Maria José Fernandes tem impulsionado, através da concretização de vários projetos de melhoria e de expansão das instalações do Instituto, sempre numa lógica de constante ligação à sociedade.
Exemplo disso é a construção do “Barcelos Collaborative Research and Innovation Center” (B-CRIC), um espaço dedicado à investigação, valorização e transferência de tecnologia, a construção de residências de estudantes, entre outros, num investimento global de mais de 18 milhões de euros e que está em plena execução. Para a concretização destes projetos foi essencial a parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, que adquiriu, por 2 milhões de euros, os terrenos que cedeu ao IPCA.
Uma outra parceria entre a autarquia e o IPCA foi a cedência da antiga escola Gonçalo Pereira, em Barcelos, para a instalação da Escola Superior de Design, com obras de adaptação no valor de cerca de 1,8 milhões de euros, da responsabilidade do Município.
Estas obras foram inauguradas em dezembro de 2023 pelo atual Presidente da Câmara que, na ocasião, sublinhou, muito justamente, a “excelente colaboração entre o Município e o IPCA”, seguindo a afirmação por si proferida em setembro de 2022, da “excelente colaboração entre o Município e o Politécnico”.
Palavras com as quais o PS Barcelos concorda, tanto mais que aquelas parcerias foram lançadas pelos executivos municipais do PS que, além disso, realizou obras de acesso ao campus no valor de mais de 1,5 milhões de euros.
O Município de Barcelos tem dado um grande contributo para a consolidação e crescimento do IPCA, uma instituição que orgulha os barcelenses, que honra e dignifica Barcelos, que acolhe mais de sete mil estudantes vindos de todo o país e do estrangeiro e que já está presente em vários pólos fora do concelho de Barcelos.
Esperamos, por isso, que esse contributo se mantenha e que o atual executivo municipal saiba renovar e incrementar toda a colaboração e parceria com o IPCA.
O PS Barcelos congratula-se com o dinamismo e a afirmação do IPCA como agente da transformação social e económica do concelho e da região, particularmente neste ano em que comemora 30 anos de vida, e felicita a Professora Maria José Fernandes pela preocupação constante com o estabelecimento de parcerias estratégicas com o Município de Barcelos e pelo excelente trabalho desenvolvido à frente da instituição, facto que o próprio Ministério da Ciência e Ensino Superior vem reconhecer.”
#psbarcelos
Foto: dr
Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt