Protocolo de cooperação “Bilheteira Eletrónica em Rede” e “Cartão Quadrilátero Cultural”

Foi assinado, esta quinta-feira, 9 de setembro, o prolongamento do protocolo de cooperação relativo à “Bilheteira Eletrónica em Rede” e ao “Cartão Quadrilátero Cultural”, mecanismos que unem os concelhos de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães com o propósito de alavancar as dinâmicas culturais da região para um nível superior de difusão e visibilidade nacional e internacional.

A renovação do protocolo de cooperação ficou marcada pela inclusão de quatro novos equipamentos e eventos culturais. Ao Theatro Gil Vicente, em Barcelos, ao Theatro Circo, em Braga, à Casa das Artes, em Famalicão, e ao Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, juntam-se, agora, a gnration, em Braga, o Teatro Narciso Ferreira, de Vila Nova em Famalicão, assim como o Centro Internacional das Artes José e a Casa da Memória, em Guimarães. São, por isso, agora oito os espaços que se unem e falam a uma só voz pela promoção de uma identidade coletiva.

Com uma presidência rotativa, o Quadrilátero tem, atualmente, como Presidente do Conselho Executivo Miguel Costa Gomes. Durante a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos destacou o facto de os quatro municípios terem a mesma visão quanto à cultura: “O Quadrilátero tem promovido um programa que se diferencia e que foca o pensamento nos cidadãos”.

Por sua vez, Paulo Cunha, autarca de Famalicão, desejou que o Quadrilátero possa abraçar outras áreas e destacou o facto de “o Quadrilátero ser uma associação que assenta na vontade dos municípios que a integra e não numa obrigação”.

Já a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, salientou o trabalho desenvolvido, especialmente em tempo de pandemia: “Mesmo num tempo difícil, o Quadrilátero apostou na promoção de eventos, de forma rotativa, em todos os municípios. Estes tempos permitiram ao Quadrilátero ganhar maturidade”.

A finalizar, Ricardo Rio, autarca de Braga, aproveitou a cerimónia pública para agradecer as Cartas de Conforto, assinadas pelos presidentes de Câmara dos outros municípios, dando apoio à candidatura de Braga a Capital da Cultura em 2027. “Trata-se de um projeto importante para Braga, mas, naturalmente, que o será também para os restantes municípios”.

O Cartão Quadrilátero Cultural é um cartão de fidelização, pessoal e intransmissível, para o acesso, com benefícios e em condições vantajosas, a oito equipamentos e eventos culturais, distribuídos pelas quatro cidades do Quadrilátero. No caso do Theatro Gil Vicente, o detentor do cartão terá os seguintes benefícios: convites para ensaios abertos; receção regular de newsletters e descontos de 50% para espetáculos e entradas em exposições promovidos pelo Theatro Gil Vicente.

Fonte: CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt